Seguidores

Quem somos nós

Valdete da Macena Pardinho, http://lattes.cnpq.br/3834961987179120, mestra em Ciências e Práticas Educativas, professora aposentada da rede Estadual do Estado de Minas Gerais, educação básica; e professora ativa na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus X em Teixeira de Freitas há 16 anos. Sensibilizada e motivada por um grupo de alunos e pelo colegiado de Letras deste campus, organizei um curso permanente de extensão, com a colaboração de alguns colegas, com o intuito de estudar e discutir o dialeto padrão da Língua Portuguesa, numa visão interacionista da linguagem, compreendendo que a norma padrão deva ser estudada e conhecida sistematicamente, já que é a variante de prestígio nos textos que circulam em nossa sociedade e especialmente os do domínio acadêmico. Portanto, sabendo que esta variante não perpassa pelo currículo de Letras na UNEB, este curso visa preencher esta lacuna e aqui o divulgamos e socializamos parte de nossas atividades; este espaço é um instrumento a mais de interação aos interessados em estudar o dialeto de prestígio de nossa sociedade, numa atitude de total respeito ao nosso dialeto de uso: a norma culta.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ementa e Bibliografia


EMENTA: estuda a Língua padrão numa visão interacionista, sob os seguintes aspectos: fonológico, morfo-sintático e estilístico.

BIBLIOGRÁFIA BÁSICA:
  
BRONCKART. Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 2003

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 5 ed. Rio de janeiro: Lexikon, 2010.

FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. São Paulo, Secretariada Educação – Cenp., 1988.

GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de janeiro: Ed. Graal, 1992.

HOUAISS, Antônio; VILAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.


KOCK, Ingedore G. Villaca. Linguística Aplicada ao Português: Sintaxe. São Paulo: Cortês, 2004.


KOCK, Ingedore V.; VILELA, Mário. Gramática da Língua Portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso.  Coimbra: Almedina, 2001.

MACAMBIRA, José Rebouças. A estrutura morfo-sintática do Português. São Paulo: Pioneira, 1999.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na Escola? Campinas ALB. Mercado de Letras, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário